Doce Veneno

Muita atenção na nutrição infantil, veja o risco do mel na infância

Nutricionista Heitor Gomes

1/26/20252 min read

black and brown bee on brown wooden surface
black and brown bee on brown wooden surface

O mel é um alimento muito usado como um adoçante natural, em várias receitas e também em xaropes caseiros. Muitos não sabem é que no mel pode conter esporos de Clostridium Botulinum que causa o Botulismo* (* é um tipo severo de intoxicação alimentar causado pela ingestão de alimentos contendo uma potente neurotoxina formada durante o crescimento do Clostridium botulinum, cujos esporos estão freqüentemente distribuídos na natureza (SOLOMON & LILLY, 2001).

"Crianças menores de um ano de idade são mais susceptíveis ao desenvolvimento da doença devido à imaturidade da flora intestinal que, ao ingerir alimento contendo esporos, permite a germinação, multiplicação e produção de neurotoxina botulínica no intestino infantil" (ARNON et al., 1981).

Um estudo feito em São Paulo em 2008 com o objetivo de analisar se há esporos de C. Botulinum ,"Foram obtidas 100 amostras de mel comercializadas por ambulantes, mercados e feiras livres, em seis Estados do Brasil (São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina). Os resultados do presente estudo demonstraram a presença de bactérias esporuladas em 61% das amostras. Dentre estas, 39% apresentaram bactérias sulfito-redutoras, sendo que 11% eram do gênero Clostridium e 28% do gênero Bacillus. Dentre os 11% isolados de Clostrídios, 7% foram confirmados como sendo Clostridium botulinum. O botulismo infantil é uma forma especial de doença de origem alimentar, a qual afeta quase exclusivamente as crianças com idade inferior a um ano. O mel é a única fonte registrada de alimento veiculador do agente causador do botulismo infantil, o Clostridium botulinum. "

O botulismo tem uma alta taxa de mortalidade quando afeta o diafragma (músculo responsável pelo processo de respiração nos pulmões) causando a asfixia. Tendo isto em mente o mel não entra na dieta das crianças menores de 1 ano segundo a ANVISA, mas é sempre bom esperar a maturidade da flora intestinal da criança para fornecer este tipo de alimento já que o mel confere muitos benefícios à saúde.

Acadêmico Heitor M Gomes

Referência:

*Fonte da pesquisa: Esporos de Clostridium botulinum em mel comercializado no Estado de São Paulo e em outros Estados brasileiros . Ciência Rural,Abril/2008. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782008000200016&script=sci_arttext>. Acesso em: 06/06/2020